segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A felicidade te assusta?

Eu observo pelas  minhas janelas, vejo rostos perdidos, assustados, e aparentemente acuados. Percebo que não vejo olhos tranquilos, como que, descansados e sadios, só enxergo um leve toque de tristeza. Estranha conclusão. " Ali, vem vindo um homem!" Mas ele traz um sorriso no semblante, curioso. Como nos filmes de amor,onde sempre aparecem personagens inusitados, salvando ou ajudando o personagem principal. É um ser de olhos sãos, cantando docemente pela calçada, uma música não entendida por mim, é claro. Alegre ele está, gosto, e sigo- o através de meus olhos. Todos a sua volta parecem estar envergonhados,envergonhados por esse homem que passa pela rua cantando e sorrindo. A alegria parece ser assustadora e motivo de repreensão.Chato. Mas ele não se deixa abater, continua pela rua com sua doce melodia, cumprimentando a todos que passam. Muitos respondem aos cumprimentos no susto, na surpresa, outros nada respondem e ignoram a doce criança. Porque crianças são assim, alegres e, possuem milhares de motivos para estarem felizes. Aquele homem me lembrava meu irmão, em seus melhores anos. Belo sorriso, belo rosto, é inacreditável como a felicidade transforma tudo, um tanto encantador, não é mesmo? Surpreendentemente meu olhar se encontrou com o dele, e nesse exato momento estou sorrindo, ele parece notar e, retribui com uma bela piscadela. Fico surpresa por um instante, e um pouco envergonhada, mas mesmo assim ele conseguiu me fazer sorrir, ainda que no meio de tantos olhares tristes e difusos, agora meu dia se fez outro. Chego a uma conclusão, podemos viver acuados, cheios de conceitos feitos, vidas já pensadas, futuros promissores, e mais uma besteirada de supostos objetivos. Porém o que importa literalmente é o amor de viver, a vontade de querer ser feliz, não feliz do jeito que se tenta ser, possuindo coisas desenfreadamente, ser feliz por notar que é lindamente feliz. Sair por aí cantando não se importando com comentários alheios, ser o que se é, independente dos olhares vexativos e críticos. Esses críticos são pobres de alma, e ainda não viram a felicidade de perto,e esse homem me pareceu sinceramente feliz, não felicidade disfarçada de ilusões reais, mas pura felicidade. Com apenas um sorriso pode-se sentir alegre, mesmo que tudo que nos rodei não seja como deveria ser. A vida se faz assim, ontem esse ser poderia estar chorando, porém hoje está sorrindo, e isso é o que importa para mim agora. Abrirei a porta para minha felicidade, oferecerei um chá e alguns biscoitos, quem sabe assim ela não me abandona? A campainha está tocando, só pode ser ela, ( não a minha felicidade, ainda) minha amiga Carolina, vamos estudar juntas hoje. Contarei tudo a ela hoje, sobre a felicidade, será que entenderá? Carolina é uma grande amiga, mas nem tudo pode ser entendido, mesmo que essa pessoa seja seu amigo. A nossa cabeça é confusa demais, e muitas vezes faltam palavras para explicar o que se passa. Ela ri do que eu a digo, crê-me uma doidinha por pensar tantas besteiras em apenas uma tarde. Carol balbucia palavras soltas sobre realidade (não quero escutar) e a prova de filosofia daqui a uma semana.  A realidade vence-me, sempre assim, ficamos imaginativos por algum tempo, e logo depois cai um cocô de passarinho na nossa cabeça para acabar com toda a magia, dizendo "a vida é aqui, acorda!'. Não vou enganar ninguém, é assim, mas eu ainda continuo olhando pela janela, sempre com a esperança de observar, como hoje, um desses olhares felizes e cheios de alegria. A minha felicidade toma chá, e come biscoitinhos comigo, a sua deve estar ai perdida, corra atrás dela, ou vigie a sua janela constantemente.

2 comentários:

  1. O que dizer ? do belo texto.... você sabe que é um belo texto. só me resta ficar a observar pela janela....

    Um forte abraço

    ResponderExcluir